quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sociabilização

                            Qual a importância dos Grupos Sociais ao adolescer?



Sendo a adolescência um período de transição emocional e de busca por uma identidade própria é comum que o jovem questione e se afaste do meio familiar e procure se vincular a um outro grupo. Os adolescentes que, entre outras coisas, estão passando por transformações físicas, que desafiam a autoridade dos pais, buscam amigos que estejam passando pelos mesmos conflitos procurando solidariedade, segurança, auto afirmação e orientação moral.Além disso, adolescentes que tem amizades próximas geralmente são mais sociáveis, se saem melhor nos estudos,são menos hostis,deprimidos e ansiosos,e tem uma boa auto-estima.
Mas a busca por estar inserido em um grupo costuma ser traumática, já que para ser aceito o adolescente pode inibir as características pessoais almejando se adequar às características do grupo.
A necessidade de estar atualizado, freqüentar os mesmos lugares, escutar as mesmas músicas e ter o mesmo perfil intelectual e físico, levando-se em conta apenas o que o sujeito representa e não o que realmente é ou pensa, são exemplos disso.
Buscando identificação os adolescentes elegem "ídolos", que pode ser representado tanto por pessoas que convivem no mesmo meio que ele quanto por artistas e pessoas famosas. Mas essas representações nem sempre são um exemplo de "integridade". Um adolescente criado em uma favela, por exemplo, tem a tendência a ter como herói os líderes de atividades ilegais, acarretando um desvio moral e psicológico que em muitas vezes é irreversível.
Essas escolhas, tanto de ídolos quanto de amigos, servem de preparação para relacionamentos na vida adulta, além de ter grande influência na construção da identidade do sujeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário