quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Da escolha profissional

O grupo familiar também é direta ou indiretamente afetado pela escolha da carreira do adolescente, pois alguns pais buscam realizar-se por meio dos filhos e outros sofrem com o desgaste vivenciado pelo filho que tem dificuldade para decidir.
A família, por vezes, assume uma postura de expectativa que faz com que o adolescente se sinta cobrado. O adolescente sente vontade de ter apoio na sua "luta por uma identidade vocacional", mas a capacidade que a família tem para dar apoio está relacionada com o seu grau de expectativa, com os seus conflitos e com a sua capacidade de manejá-los.
O Papel da Família no Momento da Escolha
 O jovem pertence a uma família, que tem uma história e características próprias. Por isso, é considerado essencial para a escolha não somente o conhecimento que ele tem de si mesmo, mas também o conhecimento do projeto dos pais, o processo de identificação e o sentimento de pertencimento à família, o valor dado às profissões pelo grupo, assim como a maneira como o jovem utiliza e elabora os dados familiares.
Neste período se dá uma renegociação de papel e os pais, assim como os jovens, entram em novos estágios. A estrutura familiar é considerada essencial para uma passagem por esta fase.
As crises vivenciadas pelo adolescente e sua família incluem oscilações em sua definição profissional, indagações quanto à escolha de uma profissão rentável e segura, mas que não satisfaz, ou a opção por uma atividade que atrai, mas que não traz estabilidade financeira. Os pais podem reviver os próprios conflitos da adolescência.
O projeto dos pais orienta-se por duas lógicas contraditórias: a primeira, de reprodução, em que o desejo deles é ver o filho continuando a sua própria história e, a segunda, de diferenciação, em que eles desejam que os filhos realizem tudo o que eles próprios não puderam realizar, encorajando a singularidade, a autonomia e a oposição.
A criança seleciona os traços familiares na interação com seus antecedentes e os integra diferentemente na construção da sua personalidade. As escolhas vivenciadas se dão a partir de modelos familiares, que também acabam influenciando no juízo de valores do sujeito acerca das profissões.
A escolha profissional é uma oportunidade de provar a lealdade à família e de cumprir com a sua missão não apenas individual, mas familiar. A criança convive em muitos ambientes e desenvolve mecanismos para lidar com cada um deles, aprende a conviver com os grupos que estão fora da sua casa em vários contextos, o que demonstra que o papel dos pais fica reduzido, se comparado ao ambiente social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário