quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Corpo na Adolescência


 A adolescência também é caracterizada por alterações físicas muitas vezes dramáticas que levam o individuo da infância para a maturidade física. Estas alterações súbitas e repentinas que estes experimentam dão a eles um sentimento de preocupação e sensibilidade, principalmente quando passam por mudanças que não lhes agrada.
 O corpo na maioria das vezes é estranho para o adolescente, dificilmente ele gosta de todo o seu corpo, ele pode gostar de uma parte e fazer de tudo para melhorá-la e assim escondendo outra que lhe incomoda.
 O adolescente elege o corpo como um símbolo muito importante, pois como ele esta em um processo de separação dos pais ele precisa ser aceito pela sociedade que apresenta um padrão corporal já estável e que muitas vezes não se enquadra com as características apresentadas no momento pelos adolescentes e assim estes acabam sacrificando seu próprio corpo podendo até mesmo adquirir doenças como a bulimia e anorexia.
 Muitas dessas preocupações e doenças estão associadas com a baixa- estima que é adquirida com as mudanças do corpo que muitas vezes não são aceitas devido à “norma” imposta para o adolescente de que “homens ou mulheres só são considerados bonitos se forem musculosos e magros”.    
O Corpo e a Sexualidade
 Uma das questões que também surge na adolescência é a descoberta da sexualidade.
 Identificar-se como um ser sexual, reconhecer a própria orientação sexual, conciliar-se com as excitações sexuais e formar vínculos tudo isso faz parte da formação da identidade sexual.
 Muitas vezes o corpo biológico do adolescente esta preparado para a vida sexual, mas toda a sua maturação psíquica não ocorre. Este acontecimento acaba deixando o adolescente em certo conflito, pois ele é cobrado pela sociedade e pelo grupo de amigos a iniciar sua vida sexual. Esta cobrança pode fazer com que o sujeito tome decisões impensadas causando após desconfortos piores.
 Ao contrário do que o individuo imagina um encontro sexual não é tão simples. Todo individuo é um ser faltoso, e quando há um encontro entre dois sujeitos em uma relação sexual se espera que haja uma completude, porém isso não acontece o que acontece é uma junção das faltas onde nunca se supera todas as expectativas.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário