quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A busca pela Identidade



Entrar no mundo dos adultos – desejado e temido – significa para o adolescente a perda definitiva de sua condição de criança.
As mudanças psicológicas que se produzem neste período e que são correlação de mudanças corporais levam a uma nova relação com os pais e com o mundo.
A imagem que tem do seu corpo mudou também sua identidade. Muitas vezes, o adolescente tem a tarefa de confrontar a identidade versus confusão de identidade para tornar-se um adulto.
As “panelinhas” e a intolerância para com as diferenças – ambas marcos do quadro social da adolescência – são defesas contra a confusão de identidade.
Os adolescentes podem igualmente demonstrar confusão regredindo a infantilidade para não ter que resolver conflitos ou entregando-se impulsivamente a cursos de ação irrefletidos.
Encontramo-nos com uma multiplicidade de identificações contemporâneas e contraditórias; por isso o adolescente se apresenta como vários personagens: é uma combinação instável de vários corpos e identidades.
Essa identidade de adulto é um sentir-se dolorosamente separado do meio familiar e as mudanças no seu corpo obrigam-no também ao desprendimento de seu corpo infantil. O adolescente provoca uma verdadeira revolução no seu meio familiar e social e isto cria um problema de gerações nem sempre bem resolvido.
Não só o adolescente padece este longo processo, mas também os pais têm dificuldade para aceitar o crescimento como conseqüência do sentimento de rejeição que experimentam frente à genitalidade e à livre manifestação da personalidade que surge dela. Esta incompreensão e rejeição se encontram, muitas vezes, mascaradas debaixo da concessão de uma excessiva liberdade que o adolescente vive como abandono, e que o é na realidade.
Os problemas do adolescente não podem ser banalizados, pois no momento de transição no qual se encontra tudo é muito intenso. É na adolescência que ele irá formar sua personalidade, por isso este precisa ser escutado.
O adolescente necessita de liberdade, porém com limites, com afeto; necessita da presença dos pais para perceber que mesmo neste processo de separação, os mesmos sempre estarão ao seu lado.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário